Guia Automóvel
Preparados para saber mais sobre o Carregamento de veículos elétricos?
Os carros elétricos estão a transformar o mundo automóvel. Com o objetivo de contribuir para a transição energética e pôr um ponto final na utilização de combustíveis fósseis, os carros elétricos têm vindo a ser cada vez mais procurados. Apesar disso, persistem algumas dúvidas quanto ao funcionamento e carregamento de veículos elétricos. Na Xtracars, estamos aqui para tornar a tua vida mais simples. Por isso, trazemos-te um artigo com todas as informações que precisas. Descobre tudo.
Quando e onde podes carregar o teu carro elétrico?
Carregar um veículo elétrico é cada vez mais simples. Podes carregar o teu carro na rua, enquanto fazes compras, por exemplo, ou em casa, durante a noite. E para te facilitar ainda mais a vida, para carregar em estações públicas, podes consultar a app da MOBI.E. Aqui podes localizar estações de carregamento, verificar a disponibilidade em tempo real e até reservar um ponto de carregamento. Tão fácil que nem parece verdade.
5 mitos sobre o carregamento de veículos elétricos
Agora, vamos acabar com alguns dos mais populares mitos sobre o carregamento de veículos elétricos.
Mito 1: Carregar um veículo elétrico é muito demorado
O tempo de carregamento de um veículo elétrico varia consoante o tipo de carregador. Em Portugal, a rede de postos de carregamento rápido permite que entre 30 a 60 minutos tenhas 80% de bateria e possas seguir viagem. É o tempo de ir tomar um café. Os carregadores domésticos demoram significativamente mais tempo, mas não é um problema. Podes simplesmente deixar o carro a carregar durante a noite, sem interferir no teu dia a dia.
Mito 2: Não há infraestruturas suficientes
A verdade é que, apesar da rede de carregamento estar a crescer, estações não faltam. Além dos pontos de carregamento em centros comerciais, parques de estacionamento e outros, existem imensas estações de carregamento rápido espalhadas pelo país. Deixamos a nota de que a MOBI.E, rede de mobilidade elétrica portuguesa, continua a expandir-se. Espera, pouco, para ver.
Mito 3: Carregar um veículo elétrico é muito caro
Em comparação com abastecer um veículo a combustão, o carregamento de um carro elétrico é bem mais amigo da tua carteira. Então, se aproveitares as tarifas bi-horárias e carregares o teu carro durante a noite a um custo inferior, aí é que poupas. Além disto, muitos pontos de carregamento públicos oferecem preços bastante competitivos e alguns até são gratuitos.
Mito 4: Não há carregadores rápidos o suficiente
A rede de carregamento rápido continua em expansão, mas a verdade é que já podes contar com imensos postos de carregamento rápido, nas áreas urbanas e nas principais rodovias. Uma coisa é certa, a implementação continua com um aumento constante do número de pontos de carregamento rápido, em todo o país.
Mito 5: É perigoso carregar um veículo elétrico em casa
Carregar um carro elétrico em casa é seguro, desde que a instalação do carregador seja realizada por um eletricista qualificado. Se assim for, não tens de te preocupar, os carregadores domésticos são projetados com múltiplas proteções para garantir um carregamento seguro.
Conhece os diferentes postos de carregamento
- Na rede de postos públicos os carregadores são diferentes consoante o nível de potência fornecida e a velocidade de carregamento que permitem alcançar. Assim, tem em conta que existem os seguintes:
- Posto de carregamento normal – permite carregar veículos elétricos na via pública ou em espaços privados. Transfere eletricidade para os veículos com potências até 22 kW.
- Posto de carregamento rápido – permitem fornecer uma corrente contínua (DC) diretamente da bateria do veículo elétrico e, consequentemente, um carregamento mais rápido. Transfere eletricidade para os veículos com potências até 22 kW e até 150 kW. Alguns destes postos dispõem de diferentes tipos de tomadas, uma vez que permitem o carregamento em corrente alternada (AC).
- Posto de carregamento ultrarrápido – estes tipos de carregadores fornecem energia a veículos com potências acima de 150 kW. São indicados para centros comerciais e áreas de serviço, onde numa pequena paragem tens energia para o resto da viagem, de forma ultrarrápida.
Se fosses pedir a nossa opinião sobre o tipo de carregamento mais adequado, nós diríamos para utilizares postos normais 80% das vezes e postos de carregamento rápidos ou ultrarrápidos apenas 20% das vezes. A utilização frequente de postos de carregamento rápido e ultrarrápido tende a diminuir o ciclo de vida útil da bateria.
Descobre a frota elétrica da Xtracars
Pensamos em ti e no ambiente, queremos guiar-te pelas melhores escolhas. A frota elétrica da Xtracars é uma delas. Descobre-a e escolhe o veículo elétrico perfeito para ti.
Queremos estar sempre do teu lado, mesmo quando imprevistos acontecem. E se, ainda assim, quiseres ficar mais tranquilo perante possíveis imprevistos - tais como ficares sem bateria - podes sempre adicionar o produto complementar.